Diferenciais
- Domínio dos conhecimentos específicos da área de educação para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade do mundo do trabalho e das condições do exercício profissional.
- Capacidade de exercer a docência tendo uma prática que colabore na transformação da realidade na direção de uma sociedade mais equânime.
- Capacidade de analisar criticamente as tendências pedagógicas e a tecnologia educacional buscando a integração dos recursos da informática no projeto político-pedagógico da escola.
- Capacidade de desenvolver metodologias e de criar materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas.
- Capacidade para dominar processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais.
- Capacidade de colaborar efetivamente na elaboração e reelaboração do projeto pedagógico da escola ou de programas sociais atuando no planejamento organização coordenação e avaliação do processo de construção do conhecimento marcado por valores como solidariedade cooperação responsabilidade e compromisso.
- Capacidade de identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social.
Objetivo
Licenciar o Pedagogo para o Magistério da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° anos), na Educação de Jovens e Adultos, das Disciplinas Pedagógicas, do Ensino Médio e Gestão Escolar, entendida pelas funções da Direção, Coordenação Pedagógica e Educacional, Orientação Educacional e Supervisão Escolar conscientes de sua responsabilidade político-social, capazes de assumir de maneira crítica, criativa e construtiva o trabalho pedagógico e participar da organização, gestão e avaliação de sistemas de ensino e instituições, em contextos escolares e não escolares. Tornar o futuro profissional apto a: – desenvolver ações, individuais ou coletivas, garantidoras da assistência integral, integrada, igualitária e resolutiva, da preservação da autonomia e integridade física e moral do(s) indivíduo(s), propiciando a formação do cidadão pleno; – atuar, de forma humanística, ética, crítica e qualificada, na realidade social, econômica, cultural e política; enfrentar os avanços da ciência e tecnologia e as mudanças nas relações de trabalho, respondendo às demandas sociais e contribuindo, efetivamente, para soluções de problemas e desenvolvimento socioeconômico sustentável, para a melhoria da qualidade de vida e a longevidade.
Mercado de Trabalho
O pedagogo poderá atuar nos Espaços Formais de ensino como professor na educação infantil (creche e pré-escola), no ensino fundamental I (professor do primeiro ao quinto ano); coordenador ou supervisor de ensino e orientador educacional ou diretor escolar. E atuar nos Espaços não formais de ensino em empresas: na área de treinamento e desenvolvimento profissional; assessoria a entidades sociais (fundações, ONGs); consultoria para órgãos de governo ou organizações sociais; elaboração de políticas públicas e hospitais (pedagogia hospitalar).
Grade Curricular
- Atividade de Extensão 1;
Coordenação de Curso
Patricia Flavia Mota
Doutoranda no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu – Unirio), na linha Políticas e Práticas em Educação. Professora na Universidade Castelo Branco (UCB). Mestra em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj/ FFP -2013). Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp – 2019). Especialista em Orientação Educacional (FIJ – 2010) Bacharela e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2004). Líder do Coletivo de Leituras e Investigações em Pedagogia Social (Clips/UCB). Pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula ? Uerj/FFP. Psicopedagoga. Tutora de EaD no Cederj e nos cursos implementados pelo Projeto de Extensão Fora da Sala de Aula. Integrante do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral (Neephi/Unirio). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação- Pogefe/Unirio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica e Educação Superior, atuando principalmente nas temáticas a seguir: Educação Integral e(m) Tempo Integral, Ampliação da Jornada Escolar, Gestão Escolar, Pedagogia Social, Educação Social, Educadores Sociais, Desigualdades Sociais e Educacionais, Implementação de Políticas Públicas Psicopedagogia.
Formas de Ingresso
Vestibular
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Portador de Diploma
Se você já tem um Diploma de Nível Superior, você tem um desconto de 70% durante todo o curso.
Transferência externa
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ENEM
Com uma nota mínima no ENEM, você pode ingressar na UCB sem precisar prestar o vestibular.
Investimento
Investimento mensal integral do curso de Pedagogia – Licenciatura no EAD: R$400,00;
Desconto de 50% para ingressantes com VESTIBULAR ou ENEM:
Investimento de R$200,00 ou R$190,00 pagando 2 dias úteis antes do vencimento.
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Investimento de R$120,00 ou R$114,00 pagando 2 dias úteis antes do vencimento.
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Informações adicionais
Ato Legal
Curso autorizado pela Resolução nº 090-A, de 30/06/2017, publicada em 30/06/2017